»Livros

O TRABALHO LITERÁRIO DE NICANOR COELHO

10/05/2013 às 14:00

“A pesquisa fala da origem do autor, de suas peraltices, suas sombras, lampejos de emoção, cantos de liberdade, vontade de fazer do verbo um verdadeiro significado para a vida. Em dados momentos, este estudo apresenta mais dúvidas e perguntas do que respostas. Não podemos aspirar a todas as respostas quando se conversa com o vazio, com a imaginação e com a felicidade que se transforma e se molda como se fosse uma alquimia, surpreendendo quem deseja inquirir.


(LUCIANO, 2003, P.21)

Carlos Magno Mieres Amarilha
Historiador

 

 

Nicanor Souza Coelho, filho de Manoel Coelho e Josefa Souza Coelho, nasceu em 2 de outubro de 1968 em Fátima do Sul, cidade do interior de Mato Grosso do Sul, distante cerca de 250 km da capital, Campo Grande. O gosto pela poesia começou a ser despertado aos sete anos de idade, quando entrou para a Escola Rainha dos Apóstolos Vila Vicentina, comandada por padres palotinos, no distrito de Vicentina, município de Fátima do Sul, onde estudou até o terceiro ano primário.

O ambiente propício para as artes, a literatura, a filosofia e as reflexões influenciou seu futuro literário. Das infantis e ingênuas declamações em datas comemorativas durante o
período escolar, foi rascunhar seus primeiros escritos somente aos 19 anos. A família mudarase para Dourados quando Nicanor contava 8 anos, onde ele reside até hoje, cidade palco de sua atividade literária, distante 25 quilômetros de Fátima do Sul. A sua infância coincidiu com a popularização da televisão brasileira, período em que a família Coelho se reunia na sala para
assistir à programação, principalmente ao Jornal Nacional e à novela das oito.

O sr. Manoel tinha o costume de desligar a tevê depois da novela, quando todos se sentavam na varanda e ele contava histórias, cena que se repetiu até os 15 ou 16 anos de Nicanor Coelho. Mas o filho somente foi encontrar semelhanças naquelas histórias quando, mais tarde, conheceu a literatura de cordel e os clássicos literários. Apesar de o pai gostar de ler, nunca chegou a ter contato com as obras clássicas. Ele certamente ouviu as histórias de outras pessoas.

Aqueles momentos em família foram estimulantes para o jovem aspirante às artes literárias. Nicanor Coelho terminou o Ensino Fundamental na Escola Luterana Concórdia.

Freqüentou o Ensino Médio na Escola Alvorada e o Superior no Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), concluindo em 2001 o Curso de Letras (Licenciatura
Português/Literatura).

Antes da iniciação jornalística, foi office-boy e auxiliar de escritório no período de 1982 a 1984 na Construtora Rigotti Ltda; exerceu funções administrativas no Condomínio Edifício Adelina Rigotti entre 1985 e 1986 e na Cargill Agrícola S.A. em 1987.

clique aqui para fazer download do arquivo.
Deixe seu comentário
«voltar
2004-2017 © Todos os direitos reservados